quarta-feira, 13 de março de 2013

A vida na feira

Feirantes de frutas e verduras aquecem feira do bairro Brasil

É domingo de feira no bairro Brasil. Mesmo cedo, milhares de pessoas já estão circulando pelo local em busca das melhores frutas, verduras e legumes. As cores radiantes das mercadorias chamam a atenção dos fregueses que lutam por um pequeno espaço nas barracas para realizarem as compras.

Olha o caldo de cana! Pastel frito na hora, apenas dois reais! Quem quer espetinho? Esses são alguns quitutes vendidos na feirinha, onde o fluxo de pessoas no fim de semana é grande. Mas é curioso o fato de uma barraca estar cercada de um aglomerado de pessoas totalmente surpresas pelo que estão assistindo. O que será? Todos se perguntam. A inovação está em um pequeno utensílio: um amolador de faca. Na verdade, é muito mais pela propaganda que é feita por um jovem senhor. Ele faz a faca ficar totalmente cega, e como se não bastasse, ele testa em seu próprio corpo. Desliza a faca pelo braço, pescoço e língua, deixando bem pasmos todos à sua volta. Isso serve de comprovação que o objeto não está cortando nada! Logo em seguida, utiliza o amolador mostrando que este é muito bom!



Todos os dias às 4 horas, a feirante Vitória Ferraz já está de pé, pronta para enfrentar a longa jornada, afinal é preciso trabalhar, ter a garantia de uma pequena renda no fim do mês. Ali, em sua barraca na Ceasa, a simples vendedora corta o repolho para ser comercializado. Com o olhar emocionante Vitória diz que sua renda é pequena, e que sempre tem que vender algumas galinhas para compensar o baixo fluxo de vendas. Apesar de toda dificuldade ela crê que tudo vai melhorar.

Segurança zero! Brada a comerciante Valdívia Oliveira. Já avançada em idade, ela conta que desde o nascimento trabalha com utensílios de barro. Valdívia fica preocupada com a falta de policiamento em volta da feira. Assustada, conta que já se cansou de ver pessoas mortas perto de sua barraca, mesmo assim continua no comércio por que ama o que faz.

Essas histórias diferentes se igualam em um ponto, são pessoas que lutam pela sobrevivência, indivíduos que apesar das dificuldades enfrentadas, levantam a cabeça e vão à luta! Não se entregam ao desânimo, porém se enchem de coragem e vigor acreditando que tudo tem um sentido, que tudo vai dar certo!






           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário