sexta-feira, 8 de março de 2013

Trabalho informal no Brasil


Vendedores de sandália da feira do Bairro Brasil
O Brasil é o segundo país com maior número de trabalhadores informais da América Latina, atrás somente da Bolívia. A expressão trabalho informal surgiu pela primeira vez em alguns estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante o Programa Mundial de Emprego no ano de 1972.
O termo surgiu para descrever as condições de trabalho recorrentes em gana e no Quênia. É considerado trabalho informal aquele que não tem vínculos ou benefícios fornecidos por parte do empregador, ou seja, não está filiado a Previdência Social e exerce atividade remunerada.
Segundo dados da OIT, existem mais de 300 milhões de trabalhadores informais em todo o planeta, sendo que mais de 30 milhões deles são brasileiros. Geralmente, esses empregos informais são percebidos em grandes cidades devido as grandes migrações rurais e pelas mudanças de mercado que acontecem diariamente.
Em pesquisa realizada em 2007, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o mercado de trabalhadores informais representava 19% da economia do país. os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios apontam que existiam naquele ano, no Brasil, 43,4 milhões de trabalhadores informais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário